1. Contexto do recrutamento de pessoal

O Governo da República de Guiné-Bissau, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), iniciou o Projecto de Diversificação Agrícola, Mercados Integrados, Nutrição e Resiliência Climática (REDE), cujo objectivo geral é “aumentar de forma sustentável os rendimentos e a diversidade alimentar das famílias rurais no Leste e Norte da Guiné-Bissau para uma melhor segurança alimentar”. Especificamente, o projecto REDE tem um objectivo de desenvolvimento que é “acompanhar a diversificação da agricultura familiar adaptada às alterações climáticas para melhorar o acesso das explorações familiares aos mercados e a diversidade alimentar nas regiões de Bafatá, Cacheu, Gabu e Oio, promovendo o empreendedorismo rural dos jovens e das mulheres, e a sua integração nos corredores comerciais regionais e sub-regionais”.

No que diz respeito à sua intervenção na África Ocidental, em particular o seu papel na estruturação das organizações camponesas a nível regional, a Rede das Organizações de Agricultores e de Produtores da África Ocidental (ROPPA) obteve um mandato do projecto REDE para executar certas actividades do referido projecto. Trata-se da criação, do acompanhamento e do apoio a quarenta e sete (47) associações de utilizadores de água e onze (11) cooperativas. A estratégia preconizada pela ROPPA consiste em implementar o seu mandato através de uma equipa técnica nacional no seio da sua plataforma nacional QNCOCPA, que deverá ser capaz, a médio prazo, de assumir plenamente a gestão do mandato atribuído à ROPPA integrando a equipa nacional de implementação no seu sistema.

A INKREASE, gabinete do estudos e consultoria especializada em engenharia organizacional e de recursos humanos, foi seleccionada pela ROPPA, através de concurso, para organizar e conduzir o processo de recrutamento da equipa nacional. O pessoal a recrutar irá complementar e reforçar o pessoal existente na ROPPA/Guiné-Bissau – QNCOCPA.

O presente anúncio de recrutamento especifica o perfil e as modalidades de recrutamento de oito (8) Facilitadores de campo.

As candidaturas de mulheres são fortemente encorajadas.

 

2. Responsabilidades e perfis exigidores 

Responsabilidades e principais actividades

Sob a supervisão do seu superior hierárquico (Supervisor do facilitadores de campo), o facilitador de campo é responsável por liderar a mobilização de grupos-alvo para a execução de actividades de facilitação no âmbito da execução de actividades dedicadas ao ROPPA/QNCOCPA nas zonas de intervenção. Nesta qualidade, ele/ela é responsável por :

  • Mobilizar e dinamizar a participação dos grupos-alvo, incluindo as mulheres, os jovens, a diáspora e as pessoas com deficiência, em torno dos ideais e das actividades do projecto;
  • Informar os grupos-alvo sobre as actividades do mandato ROPPA/QNCOCPA e sobre o projecto em geral;
  • Supervisionar a execução das actividades criadas no âmbito do mandato nos locais de intervenção;
  • Organizar, formar, supervisionar e motivar grupos ou associações para a execução dos vários planos de acção, nomeadamente actividades de sensibilização, informação, formação e acompanhamento na sua área;
  • Recolher as informações necessárias para o planeamento das actividades no terreno, em consulta com os representantes dos serviços técnicos que são potenciais parceiros na execução das actividades;
  • Apoiar o desenvolvimento de parcerias e a colaboração com os principais actores ambientais, incluindo os departamentos governamentais descentralizados.

Perfil exigido

  • Ser nacional da Guiné-Bissau ou de outro país membro da CEDEAO;
  • ter no máximo 35 anos de idade em 31 de Dezembro de 2023;
  • Possuir um diploma do Vestibular ;
  • Ter pelo menos, três (3) anos de experiências profissionais comprovadas como facilitador numa organização de agricultores ou na sociedade civil, em comunidades rurais no terreno ou num projecto de desenvolvimento no sector agrícola;
  • Dominar as técnicas de animação em meio rural;
  • Ter um bom domínio das ferramentas informáticas (Word, Excel, PowerPoint) e da Internet;
  • Ser capaz de trabalhar de forma independente e em equipa;
  • Ser fluente em português, francês, crioulo e nas línguas locais habituais da zona do projecto;
  • O conhecimento das regiões de Gabuì, Cacheu, Bafataì e Oio, na Guiné-Bissau, seria uma vantagem;
  • Residir na Guiné-Bissau.

 

3. Local de trabalho

Os lugares a preencher estão localizados na sede da QNCOCPA na Guiné-Bissau com deslocações frequentes às zonas de intervenção ( Gabuì, Cacheu, Bafataì e Oio).

 

4. Duração do contrato

A duração do contrato para todos os cargos é de um (1) ano, renovável com base numa avaliação de desempenho positiva e não excedendo a duração do mandato concedido à ROPPA/QNCOCPA pelo projecto REDE.

 

5. Apresentação dos pedidos

As pessoas interessadas no presente anúncio são convidadas a apresentar a sua candidatura num único ficheiro PDF por correio electrónico para o endereço recrutement.inkrease@outlook.fr o mais tardar até 30 de Junho de 2023 às 15:00 (GMT).

As candidaturas devem incluir os seguintes documentos:

  1. Uma carta de apresentação dirigida a Directora-Geral da Inkrease;
  2. Um curriculum vitae (CV) detalhado que não exceda idealmente dez (10) páginas e que mencione os contactos de três (03) referências profissionais;
  3. O diploma exigido para o cargo ;
  4. Atestados e/ou certificados de trabalho ou qualquer outra prova das experiências exigidas;
  5. Um bilhete de identidade ou passaporte válido.

NB: As candidaturas que não cumpram os requisitos de apresentação acima referidos serão simplesmente rejeitadas. A selecção dos agentes basear-se-á estritamente nas provas fornecidas. Só os candidatos pré-seleccionados serão contactados.

Este aviso está igualmente disponível no sítio Web da empresa: www.inkreaseadvice.com e nas plataformas de emprego www.novojob.com

Para mais informações, contactar a empresa em courriel@inkreaseadvice.com.

A ROPPA reserva-se o direito de não responder ao presente convite à apresentação de candidaturas.