1. Contexto do recrutamento de pessoal

O Governo da República de Guiné-Bissau, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), iniciou o Projecto de Diversificação Agrícola, Mercados Integrados, Nutrição e Resiliência Climática (REDE), cujo objectivo geral é “aumentar de forma sustentável os rendimentos e a diversidade alimentar das famílias rurais no Leste e Norte da Guiné-Bissau para uma melhor segurança alimentar”. Especificamente, o projecto REDE tem um objectivo de desenvolvimento que é “acompanhar a diversificação da agricultura familiar adaptada às alterações climáticas para melhorar o acesso das explorações familiares aos mercados e a diversidade alimentar nas regiões de Bafatá, Cacheu, Gabu e Oio, promovendo o empreendedorismo rural dos jovens e das mulheres, e a sua integração nos corredores comerciais regionais e sub-regionais”.

No que diz respeito à sua intervenção na África Ocidental, em particular o seu papel na estruturação das organizações camponesas a nível regional, a Rede das Organizações de Agricultores e de Produtores da África Ocidental (ROPPA) obteve um mandato do projecto REDE para executar certas actividades do referido projecto. Trata-se da criação, do acompanhamento e do apoio a quarenta e sete (47) associações de utilizadores de água e onze (11) cooperativas. A estratégia preconizada pela ROPPA consiste em implementar o seu mandato através de uma equipa técnica nacional no seio da sua plataforma nacional QNCOCPA, que deverá ser capaz, a médio prazo, de assumir plenamente a gestão do mandato atribuído à ROPPA integrando a equipa nacional de implementação no seu sistema.

A INKREASE, gabinete do estudos e consultoria especializada em engenharia organizacional e de recursos humanos, foi seleccionada pela ROPPA, através de concurso, para organizar e conduzir o processo de recrutamento da equipa nacional. O pessoal a recrutar irá complementar e reforçar o pessoal existente na ROPPA/Guiné-Bissau – QNCOCPA.

O presente anúncio de recrutamento especifica o perfil e as condições de recrutamento de um Secretário administrativo.

As candidaturas de mulheres são fortemente encorajadas.

 

2. Responsabilidades e perfis exigidos 

Responsabilidades e principais actividades

O secretário administrativo efectua principalmente tarefas administrativas. Ele/ela é o intermediário entre o colaborador e a sua hierarquia, e depois entre os parceiros externos e esta mesma hierarquia. Neste contexto, ele/ela será responsável, sob a supervisão do Coordenador Nacional do projecto, por:

  • Acolher, orientar e fornecer informações aos utilizadores;
  • Tratamento e arquivo do correio (papel e electrónico) ;
  • Informar o projecto e os seus parceiros através da emissão de chamadas e do envio de cartas administrativas ;
  • Manter a agenda do Coordenador Nacional;
  • Organizar reuniões de projecto, mobilizar os participantes e acompanhar os progressos realizados;
  • Preparar diversos documentos administrativos, redigir actas de reuniões, notas de síntese ou qualquer outro documento administrativo;
  • Arquivar os documentos do projecto em papel e em formato digital;
  • Supervisionar a manutenção das instalações do projecto.

Perfil exigido

  • Ser nacional da Guiné-Bissau ou de outro país membro da CEDEAO;
  • Ter máximo 45 anos de idade em 31 de Dezembro de 2023;
  • Possuir um diploma de nível Vestibular + 3 em Secretariado, Administração, Gestão Administrativa, Gestão de Empresas ou qualquer outro grau equivalente;
  • Ter pelo menos três (3) anos de experiências profissionais comprovadas na gestão do secretariado de um projecto de desenvolvimento;
  • Ter excelentes capacidades de escrita e de comunicação;
  • Ser capaz de organizar reuniões e trabalhar de forma autónoma;
  • Ter um sentido de organização e rigor no acompanhamento das actividades;
  • Ser capaz de falar fluentemente as línguas locais habituais da zona do projecto;
  • Ser fluente em português, francês e crioulo;
  • Dominar perfeitamente as ferramentas informáticas (Word, Excel, PowerPoint, etc.) e a Internet;
  • Residir na Guiné-Bissau.

 

3. Local de trabalho

Os lugares a preencher estão localizados na sede da QNCOCPA na Guiné-Bissau com deslocações frequentes às zonas de intervenção ( Gabuì, Cacheu, Bafataì e Oio).

 

4. Duração do contrato

A duração do contrato para todos os cargos é de um (1) ano, renovável com base numa avaliação de desempenho positiva e não excedendo a duração do mandato concedido à ROPPA/QNCOCPA pelo projecto REDE.

5. Apresentação dos pedidos

As pessoas interessadas no presente anúncio são convidadas a apresentar a sua candidatura num único ficheiro PDF por correio electrónico para o endereço recrutement.inkrease@outlook.fr o mais tardar até 30 de Junho de 2023 às 15:00 (GMT).

As candidaturas devem incluir os seguintes documentos:

  1. Uma carta de apresentação dirigida a Directora-Geral da Inkrease;
  2. Um curriculum vitae (CV) detalhado que não exceda idealmente dez (10) páginas e que mencione os contactos de três (03) referências profissionais;
  3. O diploma exigido para o cargo ;
  4. Atestados e/ou certificados de trabalho ou qualquer outra prova das experiências exigidas;
  5. Um bilhete de identidade ou passaporte válido.

NB: As candidaturas que não cumpram os requisitos de apresentação acima referidos serão simplesmente rejeitadas. A selecção dos agentes basear-se-á estritamente nas provas fornecidas. Só os candidatos pré-seleccionados serão contactados.

Este aviso está igualmente disponível no sítio Web da empresa: www.inkreaseadvice.com e nas plataformas de emprego www.novojob.com

Para mais informações, contactar a empresa em courriel@inkreaseadvice.com.

A ROPPA reserva-se o direito de não responder ao presente convite à apresentação de candidaturas.